sábado, 12 de novembro de 2016

Teorias, Práticas Pedagógicas e Teorias Pedagógicas


Teorias e práticas necessárias
Diferentemente do que muitos pensam, teoria e prática pedagógica são assuntos totalmente distintos, que precisam de uma atenção especial tanto por parte dos educandos quanto, principalmente, por parte dos educadores. Esses, por sua vez, muitas vezes causam confusão nos estudantes por falta de coerência educacional, falta de estrutura e organização. É preciso muita atenção para que não tenhamos que vir a toda hora explicar o que é uma particularidade e o que é outra fundamentação, que, como já disse, são de diferentes teoremas, diferentes conspirações e distintas enumerações.  A disparidade de uma complementa a formação da outra, portanto, ambas precisam estar atreladas, caminhando juntas, lado a lado, para que não possa haver uma singularidade inferior perante ambas. Mas sobre o que estamos falando aqui exatamente? Antes de tudo é preciso dizer que todo estudante de Pedagogia é um exímio pesquisador, amante das palavras e da leitura e, por assim sendo, é preciso saber diagnosticar todos os setores de sua área. Assim dito, teoria e prática pedagógica fazem parte de um processo de educação que precisa estar atrelado à mentalidade do professor – que precisa saber discernir os dois aspectos fundamentais para uma boa aula – quanto do aluno – que precisa ter os dois lados da moeda como mote central de sua linha de raciocínio. Mas o que é teoria? Teoria é um conjunto de explicações sobre um certo assunto centralizado em algum estudo, fenômeno ou um grupo dos mesmos.  A teoria nos serve de base para alimentar nossa estrutura para colocarmos em prática aquilo demonstrado em ensinamentos teorizados, rebuscados e com ampla pesquisa. Já a prática pedagógica é a atividade planejada colocada, exposta ou feita numa ação, tendo como embasamento central a teoria. Ou seja, ambas, teoria e prática, precisam estar, definitivamente, atreladas para um bom entendimento. Mas o que é então teoria pedagógica? Essa é uma das práticas mais comuns nos arredores universitários e, quando o pedagogo se forma, acaba praticamente esquecendo de suas ricas observações e de seus detalhes importantes para um bom trabalho nos campos escolares. Teoria Pedagógica fornece uma explicação geral das observações cientificas, feitas em um determinado campo do conhecimento, que refletem diretamente nas relações ocorridas nos atos de ensinar e aprender de forma ampla e generalizada, de acordo com uma visão determinante de mundo sobre a evolução da espécie. Segundo Emília Ferreiro (1985), nenhuma prática pedagógica é neutra e todas estão apoiadas em um certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objetivo dessa aprendizagem. Ao analisarmos a frase da Psicóloga e Pedagogista argentina, a teoria que sustenta a prática docente tem sido alvo de estudos daqueles que querem ir mais além de suas expectativas e/ou avançar sobre o conteúdo mal administrado de certos professores. Uma pequena parcela do professorado acadêmico procura pouco investigar o referencial teórico subjacente ao trabalho dos teóricos, preferindo assim trabalhar a parte da prática pedagógica à sua maneira ou como a entender. Isso é um erro gritante, pois o professor está formando cidadãos para o futuro. Investigar é um ato importante para todo professor e não pode ser apenas um ato corriqueiro de conclusão de trabalho. O que ainda não dá para entender é o porquê alguns educandos insistem em fugir do padrão tradicional de ensino investigativo e preferem morrer à míngua com suas próprias palavras. A intenção deste artigo não é provar que A vem depois de B ou que 1+1 é igual a 2, mas sim, salientar, demonstrar e inteirar que o professor, antes de adentrar em uma sala de aula, é preciso ter conteúdos satisfatórios e intrigantes para apresentar ao seu aluno. A era virtual está aí e prova que muitos professores estão copiando seus conteúdos sobre aquilo que viram em redes sociais e apresentando aos mesmos como marca registrada de seus trabalhos.  Muitos o aplaudem porque desconhecem o tema; poucos se contentam porque duvidam; alguns saem da sala de aula e vão pesquisar. A teoria precisa da prática pedagógica como o lápis necessita do caderno para só assim termos a teoria pedagógica pronta e não dissimulada para ser contextualizada numa forma coerente e plausível.

 

Teorias, Práticas Pedagógicas e Teorias Pedagógicas
Por Marcelo Teixeira

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