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Teorias e práticas necessárias |
Diferentemente do que muitos pensam,
teoria
e prática
pedagógica são assuntos totalmente distintos, que precisam de uma
atenção especial tanto por parte dos educandos quanto, principalmente, por
parte dos educadores. Esses, por sua vez, muitas vezes causam confusão nos
estudantes por falta de coerência educacional, falta de estrutura e
organização. É preciso muita atenção para que não tenhamos que vir a toda hora
explicar o que é uma particularidade e o que é outra fundamentação, que, como
já disse, são de diferentes teoremas, diferentes conspirações e distintas
enumerações. A disparidade de uma
complementa a formação da outra, portanto, ambas precisam estar atreladas,
caminhando juntas, lado a lado, para que não possa haver uma singularidade
inferior perante ambas. Mas sobre o que estamos falando aqui exatamente? Antes
de tudo é preciso dizer que todo estudante de Pedagogia é um exímio pesquisador,
amante das palavras e da leitura e, por assim sendo, é preciso saber
diagnosticar todos os setores de sua área. Assim dito, teoria e prática pedagógica
fazem parte de um processo de educação que precisa estar atrelado à mentalidade
do professor – que precisa saber discernir os dois aspectos fundamentais para
uma boa aula – quanto do aluno – que precisa ter os dois lados da moeda como
mote central de sua linha de raciocínio. Mas o que é teoria? Teoria é um
conjunto de explicações sobre um certo assunto centralizado em algum estudo, fenômeno
ou um grupo dos mesmos. A teoria nos
serve de base para alimentar nossa estrutura para colocarmos em prática aquilo
demonstrado em ensinamentos teorizados, rebuscados e com ampla pesquisa. Já a
prática pedagógica é a atividade planejada colocada, exposta ou feita numa
ação, tendo como embasamento central a teoria. Ou seja, ambas, teoria e
prática, precisam estar, definitivamente, atreladas para um bom entendimento.
Mas o que é então teoria pedagógica? Essa é uma das práticas mais comuns nos
arredores universitários e, quando o pedagogo se forma, acaba praticamente
esquecendo de suas ricas observações e de seus detalhes importantes para um bom
trabalho nos campos escolares. Teoria Pedagógica fornece uma explicação geral
das observações cientificas, feitas em um determinado campo do conhecimento,
que refletem diretamente nas relações ocorridas nos atos de ensinar e aprender
de forma ampla e generalizada, de acordo com uma visão determinante de mundo
sobre a evolução da espécie. Segundo Emília Ferreiro
(1985), nenhuma prática pedagógica é neutra e todas estão apoiadas em um
certo modo de conceber o processo de aprendizagem e o objetivo dessa
aprendizagem. Ao analisarmos a frase da Psicóloga e Pedagogista argentina, a
teoria que sustenta a prática docente tem sido alvo de estudos daqueles que
querem ir mais além de suas expectativas e/ou avançar sobre o conteúdo mal
administrado de certos professores. Uma pequena parcela do professorado
acadêmico procura pouco investigar o referencial teórico subjacente ao trabalho
dos teóricos, preferindo assim trabalhar a parte da prática pedagógica à sua
maneira ou como a entender. Isso é um erro gritante, pois o professor está
formando cidadãos para o futuro. Investigar é um ato importante para todo
professor e não pode ser apenas um ato corriqueiro de conclusão de trabalho. O
que ainda não dá para entender é o porquê alguns educandos insistem em fugir do
padrão tradicional de ensino investigativo e preferem morrer à míngua com suas
próprias palavras. A intenção deste artigo não é provar que A vem depois de B
ou que 1+1 é igual a 2, mas sim, salientar, demonstrar e inteirar que o
professor, antes de adentrar em uma sala de aula, é preciso ter conteúdos
satisfatórios e intrigantes para apresentar ao seu aluno. A era virtual está aí
e prova que muitos professores estão copiando seus conteúdos sobre aquilo que
viram em redes sociais e apresentando aos mesmos como marca registrada de seus
trabalhos. Muitos o aplaudem porque
desconhecem o tema; poucos se contentam porque duvidam; alguns saem da sala de
aula e vão pesquisar. A teoria precisa da prática pedagógica como o lápis
necessita do caderno para só assim termos a teoria pedagógica pronta e não
dissimulada para ser contextualizada numa forma coerente e plausível.
Teorias,
Práticas Pedagógicas e Teorias Pedagógicas
Por
Marcelo Teixeira
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