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Psicologia e Pedagogia: magnetismo |
Seria excêntrico
incluir a tecnologia histórica da Psicologia¹ sem perceber sua ligação com a
educação e, numa forma geral, com a Pedagogia. Ambas as disciplinas caminham
atreladas e ambas são fundamentais e de extrema importância para a educação,
para o educador e, principalmente, para o educando. É essencial a teoria da
Psicologia para a prática pedagógica da Pedagogia e, sem essas duas correntes,
teoria e prática, é quase que impossível obter resultados satisfatórios. Há um
campo magnético muito forte que liga as duas matérias e isso é tão enriquecedor
para o entendimento formal e intuitivo da Pedagogia, que praticamente é impraticável
pensar na Psicologia sem pensar na formação do Pedagogo. É
extremamente importante compreender que o fundamental campo que a Psicologia
se alargou foi no campo educacional, e o principal embasamento cientifico da
educação era essa disciplina. A adesão à Psicologia foi imprescindível para que
se pudesse apreender o desenvolvimento sensível e trabalhar com as crianças
desse novo argumento, pois o trabalho dessa ciência seria apresentar respostas
às questões necessárias sobre o novo exemplo de ensino que estava aparecendo. Com
a ampliação e o trabalho mais rebuscado da Psicologia, o consultório passou a
ser a modalidade mais avaliada e favorita da mesma, e foram diminuindo o empenho
pelo campo educacional, pois a psicologia agora calcada numa miragem clínica,
atuavam na psicologia escolar muito aperfeiçoada nessa perspectiva, e tratavam
agora a educação como um fator clinico. E através disto as condições
socioculturais e pedagógicas eram descuidadas, produzindo uma carência intelectual
que na verdade não existia, produzindo diferenças e preconceitos. Hoje, a Psicologia
e a educação têm uma relação diferente sendo mais formal, educacional,
abrangente e menos preconceituosa. Mesmo envolvendo disciplinas acadêmicas
díspares, uma matéria complementa a outra para a formação intelectual e devida
do futuro pedagogo, propiciando, assim, uma mentalidade mais evoluída e mais
centrada nos dizeres e saberes educacionais; e a Psicologia tenta se redimir
com a sociedade e a educação, não produzindo mais tanta desigualdade e não se
sujeitando às camadas influentes. Apesar
de todas as análises, vale a pena advertir os eventos históricos, pois por meio
deles pode-se analisar e aguçar as arestas produzidas em determinados contextos
históricos, sociais, culturais e econômicos. Sendo assim, é de urgência ulterior
que ambas as matérias estejam atreladas, caminhando juntas e sendo detentoras
de uma educação hibrida, moderna, difusora e atemporal (no sentido de estarem
juntas num mesmo propósito e em prol da educação brasileira). É preciso pensar
em Psicologia quando se pensa em Pedagogia, porque ambas estão interligadas no
sentido direto de pluralizar a formação e o caráter do aluno para um futuro
disseminado pela mentalidade abstrata e concreta. E ambas são importantes para
a Educação e para a aprendizagem para a Pedagogia.
¹Artigo
escrito após uma aula teórica da Professora Maria Hercília Medáglia para a
disciplina Psicologia da Educação (Segundo Semestre em Pedagogia – 2015), a pedido
da própria educadora, como elaboração de trabalho.
O
campo magnético entre a Psicologia e a Pedagogia
Por
Marcelo Teixeira
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