terça-feira, 11 de outubro de 2016

O campo magnético entre a Psicologia e a Pedagogia


Psicologia e Pedagogia: magnetismo
Seria excêntrico incluir a tecnologia histórica da Psicologia¹ sem perceber sua ligação com a educação e, numa forma geral, com a Pedagogia. Ambas as disciplinas caminham atreladas e ambas são fundamentais e de extrema importância para a educação, para o educador e, principalmente, para o educando. É essencial a teoria da Psicologia para a prática pedagógica da Pedagogia e, sem essas duas correntes, teoria e prática, é quase que impossível obter resultados satisfatórios. Há um campo magnético muito forte que liga as duas matérias e isso é tão enriquecedor para o entendimento formal e intuitivo da Pedagogia, que praticamente é impraticável pensar na Psicologia sem pensar na formação do Pedagogo.  É  extremamente importante compreender que o fundamental campo que a Psicologia se alargou foi no campo educacional, e o principal embasamento cientifico da educação era essa disciplina. A adesão à Psicologia foi imprescindível para que se pudesse apreender o desenvolvimento sensível e trabalhar com as crianças desse novo argumento, pois o trabalho dessa ciência seria apresentar respostas às questões necessárias sobre o novo exemplo de ensino que estava aparecendo. Com a ampliação e o trabalho mais rebuscado da Psicologia, o consultório passou a ser a modalidade mais avaliada e favorita da mesma, e foram diminuindo o empenho pelo campo educacional, pois a psicologia agora calcada numa miragem clínica, atuavam na psicologia escolar muito aperfeiçoada nessa perspectiva, e tratavam agora a educação como um fator clinico. E através disto as condições socioculturais e pedagógicas eram descuidadas, produzindo uma carência intelectual que na verdade não existia, produzindo diferenças e preconceitos. Hoje, a Psicologia e a educação têm uma relação diferente sendo mais formal, educacional, abrangente e menos preconceituosa. Mesmo envolvendo disciplinas acadêmicas díspares, uma matéria complementa a outra para a formação intelectual e devida do futuro pedagogo, propiciando, assim, uma mentalidade mais evoluída e mais centrada nos dizeres e saberes educacionais; e a Psicologia tenta se redimir com a sociedade e a educação, não produzindo mais tanta desigualdade e não se sujeitando às camadas influentes.  Apesar de todas as análises, vale a pena advertir os eventos históricos, pois por meio deles pode-se analisar e aguçar as arestas produzidas em determinados contextos históricos, sociais, culturais e econômicos. Sendo assim, é de urgência ulterior que ambas as matérias estejam atreladas, caminhando juntas e sendo detentoras de uma educação hibrida, moderna, difusora e atemporal (no sentido de estarem juntas num mesmo propósito e em prol da educação brasileira). É preciso pensar em Psicologia quando se pensa em Pedagogia, porque ambas estão interligadas no sentido direto de pluralizar a formação e o caráter do aluno para um futuro disseminado pela mentalidade abstrata e concreta. E ambas são importantes para a Educação e para a aprendizagem para a Pedagogia.
 
¹Artigo escrito após uma aula teórica da Professora Maria Hercília Medáglia para a disciplina Psicologia da Educação (Segundo Semestre em Pedagogia – 2015), a pedido da própria educadora, como elaboração de trabalho.
 
O campo magnético entre a Psicologia e a Pedagogia
 
Por Marcelo Teixeira
 
 
 

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